quinta-feira, 7 de março de 2013

Construção do Plebiscito Popular





Caras companheiras e companheiros, 


Gostaríamos de convidá-los para um importante Seminário de Articulação dos Movimentos Sociais: rumo ao plebiscito popular 2013  que realizaremos no próximo sábado, dia 09 de março, de 8 as 18h, no Sindieletro.

O seminário está sendo motivado pelo fato de embora estarmos assistindo no último período, diversas iniciativas de resistência ao projeto neoliberal nos campos sindical, popular e estudantil, percebermos a falta de uma articulação dessas diversas lutas. Por outro lado, nossas lutas tem enfrentado enorme sintonia e unidade das forças econômicas e políticas do campo neoliberal. 
Nossa articulação é fundamental para que consigamos enfrentar um projeto liberal conservador.
Um dos eixos de um outro projeto para Minas, um projeto popular, passa pelo nosso desejo por maior participação popular. Acreditamos que o povo precisa ser consultado sobre os assuntos de interesse popular. A realização de um Plebiscito Popular é expressão de nosso projeto de sociedade. É gritante a injusta incidência do ICMS na vida do povo mineiro, e igualmente absurda, a transformação da energia em fonte de muitos lucros. A realização do plebiscito popular fortalecerá o trabalho de base e o diálogo com a sociedade, em busca da garantia dos direitos sociais.
Temos experiências em nossa história recente. Os plebiscitos populares são desenvolvidos no Brasil pelo menos desde 2000, ocasião em que foi realizado o Plebiscito sobre a Dívida Externa. Em 2001 tivemos uma segunda experiência nacional, dessa vez sobre a proposta de FHC e os EUA de implantação da ALCA. Com 10 milhões de votantes, o plebiscito popular foi fato decisivo para por fim a ALCA.

Muito mais importante que o resultado do plebiscito é todo o processo de preparação, que envolve debates junto ao povo, formação política de militantes, e mobilização de setores que, da forma tradicional de ação das organizações, não atingiríamos.

Em 2013 precisamos sair da situação de resistência e avançar. Neste sábado, primeiro momento de preparação, pretendemos reunir 150 dirigentes representativos das principais categorias e regiões do estado. Será sem dúvida um momento importante na história de construção de um projeto alternativo ao neoliberalismo em Minas. Reforçará a construção de uma plataforma das grandes maiorias do nosso estado no enfrentamento as políticas neoliberais.
 É indispensável a presença das direções das organizações sindicais, populares e pastorais de nosso estado. 

O Seminário acontecerá em Belo Horizonte, no sábado, dia 9 de março, de 8 as 18 horas, no Sindieletro (R. Mucuri, 271, Floresta). 


 Saudações por um democracia participativa e direta! 

Articulação dos Movimentos Socais - Quem Luta Educa

Nenhum comentário:

Postar um comentário