sexta-feira, 16 de novembro de 2012




 As comemorações do mês da Consciência Negra já começaram por todo o País, o dia 20 de Novembro é considerado o Dia Nacional da Consciência Negra, pois nesta data no ano de 1695 morreu Zumbi, Líder guerreiro do Quilombo dos Palmares. A data foi homologada pela lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. 

Na cidade de São João Del-Rei a data é comemorada há mais de 10 anos pelos grupos culturais e de congado, neste ano as comemorações irão ocorrer entre os dias 15 a 20 de novembro, na Semana Municipal da Consciência Negra. Nesses dias, diversas atividades serão realizadas com a intenção de resgatar e fortalecer as raízes Afro-brasileiras, como também discutir como nos sugere o tema do evento: De onde viemos ? Para onde vamos ? E o que queremos ? 

Sobre o brado "Zumbi ! Um Guerreiro do passado, no presente, no Futuro" seguimos em luta contra toda a forma de exclusão e racismo !  

Programação das atividades:

15/11 - Rua do Lazer, às 13 horas, com oficinas (stencil, pintura, malabares), brincadeiras de rua e apresentações culturais. Local: Rua Maestro Perciliano, no bairro São Geraldo.

17/11 - Oficina de danças-Afro e percussão com materiais recicláveis, às 13 horas. Local: Escola Estadual Ministro Gabriel  Passos, bairro Bela Vista.

20/11 - Roda de Conversa com o Tema "De onde viemos ? Para onde vamos ? E o que queremos ?" com  os professores Adilson Siqueira (UFSJ), José Luiz (UFSJ), o estudante Luan Ariel (Levante Popular da Juventude) e o historiador Jairo Braga (IPHAN). Local: Campus Dom Bosco UFSJ, às 19 horas. 



Organização: Grupo de Inculturação Afrodescendentes Raízes da Terra, Associação de Congado Santa Efigênia e Levante Popular da Juventude
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário